domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

    A necessidade dos SAD surgiu na década de 70, em decorrência de diversos fatores, como por exemplo, a competição cada vez maior entre as organizações, necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão, disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações, possibilidade de armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimentos e a necessidade da TI apoiar o processo de planejamento estratégico empresarial.

    Esses fatores contribuíram para que as organizações começassem a desenvolver SI (Sistemas Integrados) que pudessem fornecer informações para auxiliar no processo de tomada de decisão.
A literatura disponível sobre SAD não deixa muito claro o que vem a ser um SAD. Existem muitas definições que são contraditórias e que podem, inclusive, ser confundidas com definições de outros tipos de SI.

Dentre as definições consultadas, temos três conceitos básicos:

1."SAD é um sistema de informação que apoia qualquer processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional".
2."SAD é um sistema baseado em computador que auxilia o processo de tomada de decisão utilizando dados e modelos para resolver problemas não estruturados".
3."SAD é uma estratégia de implementação que torna o computador útil ao gerente".

    Analisando essas definições, algumas questões podem ser levantadas:

Um EIS, que também auxilia o processo de tomada de decisão na área de planejamento estratégico, ainda assim não é considerado um SAD. O mesmo acontece com MIS na área de controle gerencial e com EDP na área de controle operacional. Todo SI pode ser útil ao nível gerencial e, nem por isso, todo SI será um SAD. EIS, MIS e EDP podem ter funções que forneçam informações para apoio à decisão, porém, esses SI não foram construídos com o objetivo de auxiliar o processo de tomada de decisão. Quando se fala em auxiliar o processo de tomada de decisão, isso não significa somente fornecer informações para apoio à decisão, mas, também, analisar alternativas, propor soluções, pesquisar o histórico das decisões tomadas e simular situações.

    O processo de tomada de decisão se desenrola, portanto, através da interação constante do usuário com um ambiente de apoio à decisão especialmente criado para dar subsídio às decisões a serem tomadas. Esse ambiente é constituído por:

1. Bancos de Dados (BD): Formados por informações internas e externas à organização, por conhecimentos e experiências de especialistas e por informações históricas à cerca das decisões tomadas.
2. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): Após os dados estarem instalados no BD, o SGDB deve possibilitar o acesso às informações e a sua atualização, garantindo a segurança e a integridade do BD.
3. Ferramentas de Apoio à Decisão (FAD): Softwares que auxiliam na simulação de situações, na representação gráfica das informações, etc.
4. Ambiente Aplicativo (AA): Sistemas aplicativos ou funções acrescidas aos sistemas existentes que fazem análise de alternativas e fornecem soluções de problemas.
5. Ambiente Operacional (AO): Composto de hardwares e softwares que permitem que todos os componentes do ambiente sejam integrados.

    A todo esse ambiente, que fornece subsídios para que o usuário tome decisões, é que daremos o nome de SAD.

As principais características dos SAD são:

1.Possibilidade de desenvolvimento rápido, com a participação ativa do usuário em todo o processo;
2.Facilidade para incorporar novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações.
3.Flexibilidade na busca e manipulação das informações;
4.Individualização e orientação para a pessoa que toma as decisões, com flexibilidade de adaptação ao estilo pessoal de tomada de decisão do usuário;
5.Real pertinência ao processo de tomada de decisão, ajudando o usuário a decidir através de subsídios relevantes;
6.Usabilidade, ou seja, facilidade para que o usuário o entenda, use e modifique de forma interativa. 

    Quando uma organização não possui sistemas de informação que auxiliem o processo de tomada de decisão, as decisões são baseadas em dados históricos e em experiências individuais. Quando existe um SAD apoiando esse processo, as informações fornecidas por ele são incorporadas aos dados históricos e experiências individuais, possibilitando melhores condições para a tomada de decisão.

    Em qualquer das situações citadas, a saída ou a mudança do usuário poderá causar grande impacto na organização. Isto acontecerá devido à perda da história de como as decisões foram tomadas. Partindo do princípio de que um SAD auxilia o processo de tomada de decisão, é importante que seus conceitos retratem a cultura da organização e façam parte integrante dela, não servindo apenas para atender às necessidades específicas de um usuário. Este é o principal motivo para que as empresas implantem SI que auxiliam o processo de tomada de decisão.