Previsão de Demanda

    As mudanças realizadas pelas empresas em busca de equilíbrio financeiro frente às turbulências do mercado, na maioria das vezes são feitas com a ajuda de ferramentas como o MRP. Cresce cada vez mais a consciência da importância do planejamento das atividades de manufatura das organizações. Esse entendimento por parte dos gestores torna-se necessário para que a empresa seja competitiva, justificando assim investimento em ferramentas e outras ações que possam dar suporte às decisões tomadas.
   
    Dentro da perspectiva da demanda por produtos ou serviços, é certo que nenhuma empresa acertará suas previsões, portanto, a acuidade* com os dados de vendas e outros dados históricos é de grande importância. Nesse contexto as ferramentas de controle e gestão como o MRP II são considerados como parte integrante das gestões empresariais.
   
    As previsões são feitas dentro de situações contingenciais, pois, dependem de cada tipo de negócio, produto ou serviço. Algumas empresas utilizam dados históricos para buscar informações de variações sazonais, por exemplo, de seus produtos no intuito de conhecer as características de sua demanda. Outras empresas trabalham com cálculos mais complexos, como índices sazonais, linhas de tendências, modelos matemáticos e outros.

    Conclui-se que a previsão da demanda apresenta-se como uma importante variável na gestão da organização. Seu funcionamento é ponto de partida para o planejamento das operações calculadas pelo MRP II. Para que o planejamento da empresa possa surtir efeito frente às demandas impostas ou solicitadas pelo mercado, a empresa deve ter foco em seus sistemas de controle, por exemplo: previsão de demanda, controle de estoques, manutenções das instalações produtivas, manutenção e atualização dos parâmetros imputados ao MRP II e outros. São esses controles que irão permitir que a empresa visualize meios para se atingir os objetivos, que é atender a demanda gerando lucro.

    Apesar de sua praticidade, técnicas de forecasting são desconhecidas por um grande número de empresas. Este fato, embora expresse a realidade brasileira, não representa o que vem sendo feito em outros países, onde estas técnicas são bem difundidas, inclusive nos setores de serviços.

    A metodologia proposta para estruturação de um sistema de forecasting pode contribuir de maneira eficiente na otimização do processo de previsão. A obtenção de um modelo com um bom ajuste aos dados de uma série temporal nem sempre implica na obtenção de uma previsão satisfatória da demanda do produto modelado.

*Acuidade, significado:

1. Perspicácia
2. Capacidade mínima de percepção de um órgão do sentido
3. Relevância