domingo, 23 de janeiro de 2011

Logística Empresarial

    Apesar de toda empresa desenvolver atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos, o termo "Logística Empresarial", como função integrada de uma empresa, é relativamente novo. Após esse novo conceito, as empresas passaram a observar que a logística tem potencial para agregar valor aos produtos e serviços disponibilizados aos clientes, o que é essencial para o cumprimento dos objetivos ligados ao sucesso das ações de marketing.
    
    A logística empresarial pode ser definida como o processo de compra, armazenamento e movimentação dos fluxos de produtos desde seu ponto de aquisição, até o ponto de consumo final, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.
    
    O objetivo da logística é tornar disponíveis produtos e serviços, no tempo certo, no local certo, em condições adequadas e ao mesmo tempo, produzir a maior contribuição possível para a empresa.
  
    Com base nesse conceito, podemos identificar as seguintes atividades primárias da logística empresarial, com os respectivos valores adicionados para os clientes:

1. Gerência de estoques, que tem como objetivo agregar "tempo de qualidade” ao produto, tornando-o disponível no tempo correto, atendendo assim às necessidades de seus clientes.
2. Gerência de transportes, que agrega valor ao produto no sentido de disponibilizá-lo no local adequado aos seus clientes, através de modais escolhidos de acordo com as características e necessidades do produto.
3. Gerência de informações, que  torna possível o acompanhamento do processo de coleta, processamento e transmissão das informações  relativas aos pedidos dos clientes, internos e externos, e de todas as informações sobre produção e despacho para os clientes, à fim de torná-lo mais eficiente.
   
     A função logística compreende um conjunto de atividades que são executadas por  diversos agentes ao longo da cadeia completa de conversão da matéria-prima em produtos finais para os clientes. Essas atividades geralmente são executadas em  locais e tempos diferentes, o que aumenta muito a complexidade de sua gestão.

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