segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Commodities

Commodity, assim como seu plural commodities, tem origem inglesa e significa "mercadoria". Esse termo geralmente é utilizado em transações comerciais de produtos primários (recursos naturais transformados em matéria prima), e exercem grande influência nos fluxos financeiros a nível global, uma vez que na economia, os produtos de base (commodities) oscilam muito podendo causar impactos significativos e grande perda ou lucro a agentes econômicos ou até mesmo em países subdesenvolvidos.

Existem quatro tipos de commodities, são eles:

Commodities agrícolas: soja, trigo, algodão, borracha, café, etc;
Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata, etc;
Commodities financeiras: títulos públicos e câmbio entre países a nível mundial;
Commodities ambientais: créditos de carbono (certificados emitidos para uma empresa que reduziu emissão de gases e poluentes).

Nosso país é um grande exemplo de produção e exportação de commodities, no entanto, se por um lado nos beneficiamos pelo comércio dessas mercadorias, por outro, nos tornamos dependentes dos preços estabelecidos internacionalmente. 

Isso é claramente demonstrado quando há oscilação na demanda. Podemos lucrar muito com a alta procura internacional, que eleva os preços, ou prejudicar os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsas de valores quando há baixa procura e por consequência, a desvalorização das commodities.

Nenhum comentário:

Postar um comentário